domingo, 4 de novembro de 2007

O Evangelho do próximo Domingo

Aproximaram-se alguns saduceus, que negam a ressurreição, e interrogaram-no: «Mestre, Moisés prescreveu-nos que, se morrer um homem deixando a mulher, mas não tendo filhos, seu irmão casará com a viúva, para dar descendência ao irmão. Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou-se e morreu sem filhos; o segundo, depois o terceiro, casaram com a viúva; e o mesmo sucedeu aos sete, que morreram sem deixar filhos. Finalmente, morreu também a mulher. Ora bem, na ressurreição, a qual deles pertencerá a mulher, uma vez que os sete a tiveram por esposa?»

Jesus respondeu-lhes: «Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se; mas aqueles que forem julgados dignos da vida futura e da ressurreição dos mortos não se casam, sejam homens ou mulheres, porque já não podem morrer: são semelhantes aos anjos e, sendo filhos da ressurreição, são filhos de Deus. E que os mortos ressuscitam, até Moisés o deu a entender no episódio da sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; pois, para Ele, todos estão vivos.».

(Evangelho segundo S. Lucas 20, 27-38)

Perguntas para o próximo encontro (dia 10 de Novembro):

- O episódio da sarça é muito importante na vida de Moisés, o que aconteceu? Procurem na Bíblia que receberam em CD (secção Pesquisa). Caso não a encontres, procura no Antigo Testamento, no livro do Êxodo.

- Dia 11 de Novembro é feriado em muitos países da Europa. Queres saber porquê? Vê aqui.