terça-feira, 27 de novembro de 2007
O Evangelho do próximo Domingo
domingo, 25 de novembro de 2007
Olá a todos!
sábado, 24 de novembro de 2007
Caros amigos,
Escrevam-nos que vamos gostar de vos ler!
Combinámos que a catequese para o Crisma seria quinzenal havendo sempre uma pequena tarefa a realizar em casa durante as duas semanas de intervalo. Estas tarefas, de dificuldade reduzida, têm sido dadas durante as nossas reuniões e colocadas depois no nosso blogue.
Até agora apenas 9 de 28 têm utilizado este meio.
Esperamos que os 19 que nunca o fizeram passem a usar o e-mail. Este método facilita a vida a todos e permite-nos trabalhar sobre as vossas respostas.
Nas próximas vezes deverão enviar-nos as respostas até à quarta-feira anterior à reunião. Não se esqueçam!
Os próximos encontros serão nos dias 8 e 15 de Dezembro. Depois das férias do Natal voltamos a encontrar-nos dia 12 de Janeiro. Sempre das 17h00 às 18h30.
Este sistema que adoptámos, apesar de implicar trabalho adicional para quem está a orientar a Catequese, parece-nos interessante e mais de acordo com a realidade dos adolescentes e jovens. Facilita a comunicação e permite uma resposta mais fácil ao que é pedido.
Contamos com o vosso apoio para que este sistema possa funcionar, uma vez que todos têm acesso à internet e apenas um terço a utilizou.
Aproveitamos a oportunidade para desejar a toda a Família uma caminhada de Advento que conduza a um Feliz Natal.
Os Catequistas do Crisma II,
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Cromo da semana - 4
Franciscano desde 1907, fundou em 16 de Outubro de 1917 a Milícia da Imaculada, associação destinada ao apostolado católico e mariano. Instalou uma tipografia católica e editou a revista mariana "Cavaleiro da Imaculada" que alcançou a tiragem de um milhão de exemplares. Chegou a instalar uma emissora de rádio e a estender suas atividades apostólicas até o Japão: entre 1930 e 1936 foi missionário em Nagasaki.
Durante a Segunda Guerra Mundial deu abrigo a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus. Em 17 de Fevereiro de 1941 é preso pela Gestapo, já que os nazistas temiam a sua influência na Polónia. É transferido para Auschwitz em 25 de Maio como prisioneiro.
Em Julho de 1941, um homem do mesmo pavilhão de Kolbe foge e como represália, os nazis enviam para uma cela isolada 10 outros prisioneiros para morrer de fome e sede (o prisioneiro fugitivo foi mais tarde encontrado morto, afogado numa latrina). Um dos dez lamenta-se pela família que deixa, dizendo que tinha mulher e filhos, e Kolbe pede para tomar o seu lugar. O pedido é aceite. Na realidade, o Padre Kolbe aceitava o martírio para praticar heroicamente seu múnus sacerdotal, dando assistência religiosa e ajudando a morrer virtuosamente aqueles pobres condenados. Duas semanas depois, só quatro dos dez homens sobrevivem, incluindo Kolbe. Os nazis decidem então executá-los com uma injecção de ácido carbólico.
Foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 10 de Outubro de 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek, o homem cujo lugar tomou e que sobreviveu aos horrores de Auschwitz.
Em Julho de 1998, a Igreja de Inglaterra ergueu uma estátua de Kolbe em frente à Abadia de Westminster em Londres, como parte de um conjunto monumental dedicado à memória de dez mártires do século XX.
O Evangelho do próximo Domingo
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Cromo da semana - 3
O Evangelho do próximo Domingo
Como alguns falassem do templo, dizendo que estava adornado de belas pedras e de ofertas votivas, respondeu: «Virá o dia em que, de tudo isto que estais a contemplar, não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.»
Perguntaram-lhe, então: «Mestre, quando sucederá isso? E qual será o sinal de que estas coisas estão para acontecer?»
Ele respondeu: «Tende cuidado em não vos deixardes enganar, pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu'; e ainda: 'O tempo está próximo.' Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis; é necessário que estas coisas sucedam primeiro, mas não será logo o fim.»
Disse-lhes depois: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terramotos e, em vários lugares, fomes e epidemias; haverá fenómenos apavorantes e grandes sinais no céu.»
«Mas, antes de tudo, vão deitar-vos as mãos e perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e metendo-vos nas prisões; hão-de conduzir-vos perante reis e governadores, por causa do meu nome. Assim, tereis ocasião de dar testemunho.
Gravai, pois, no vosso coração, que não vos deveis preocupar com a vossa defesa, porque Eu próprio vos darei palavras de sabedoria, a que não poderão resistir ou contradizer os vossos adversários.
Sereis entregues até pelos pais, irmãos, parentes e amigos. Hão-de causar a morte a alguns de vós e sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas não se perderá um só cabelo da vossa cabeça.
Pela vossa constância é que sereis salvos.»
(Evangelho segundo S. Lucas 21,5-19)
Se quiseres saber mais, espreita aqui o comentário do Papa João Paulo II ao Evangelho.
Onde é que ela está?
domingo, 4 de novembro de 2007
Cromo da semana - 2
Edith Stein: Santa Teresa Benedita da Cruz
O gosto que desenvolveu pela filosofia fez com que abandonasse a prática religiosa judaica.
Durante os seus estudos conheceu a vida e obra de Santa Teresa de Ávila. Converteu-se ao catolicismo, foi baptizada e, mais tarde, entrou na Ordem das Carmelitas.
Durante a II Guerra Mundial, refugiou-se na Holanda para escapar à perseguição nazi mas foi presa e morta no campo de concentração de Auschwitz.
O Evangelho do próximo Domingo
Aproximaram-se alguns saduceus, que negam a ressurreição, e interrogaram-no: «Mestre, Moisés prescreveu-nos que, se morrer um homem deixando a mulher, mas não tendo filhos, seu irmão casará com a viúva, para dar descendência ao irmão. Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou-se e morreu sem filhos; o segundo, depois o terceiro, casaram com a viúva; e o mesmo sucedeu aos sete, que morreram sem deixar filhos. Finalmente, morreu também a mulher. Ora bem, na ressurreição, a qual deles pertencerá a mulher, uma vez que os sete a tiveram por esposa?»
Jesus respondeu-lhes: «Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se; mas aqueles que forem julgados dignos da vida futura e da ressurreição dos mortos não se casam, sejam homens ou mulheres, porque já não podem morrer: são semelhantes aos anjos e, sendo filhos da ressurreição, são filhos de Deus. E que os mortos ressuscitam, até Moisés o deu a entender no episódio da sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; pois, para Ele, todos estão vivos.».
(Evangelho segundo S. Lucas 20, 27-38)
Perguntas para o próximo encontro (dia 10 de Novembro):
- O episódio da sarça é muito importante na vida de Moisés, o que aconteceu? Procurem na Bíblia que receberam em CD (secção Pesquisa). Caso não a encontres, procura no Antigo Testamento, no livro do Êxodo.
- Dia 11 de Novembro é feriado em muitos países da Europa. Queres saber porquê? Vê aqui.