quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O Evangelho do próximo Domingo


Jesus disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais: «Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: 'Ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.' O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: 'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.' Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.»

(Evangelho segundo S. Lucas 18,9-14.)

sábado, 20 de outubro de 2007

O Testemunho de S. Francisco de Assis


Oração de S. Francisco de Assis

SENHOR
Fazei de mim um instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

SENHOR
Fazei com que eu procure mais consolar,que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.

Pois é
dando que se recebe;
é perdoando, que se é perdoado;
e é morrendo que se ressuscita.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Cromo da semana - 1

Santo Isidoro de Sevilha

Apesar de toda a gente lhe chamar Isidoro de Sevilha por ter sido Arcebispo desta cidade, o nosso primeiro cromo nasceu em Cartagena, também no Sul de Espanha, entre 560 e 570.
Pode dizer-se que este é um cromo de uma caderneta muito especial porque o seu irmão Leandro foi seu predecessor como Arcebispo de Sevilha, o seu irmão mais novo - S. Fulgêncio - foi Bispo de Astigi e a sua irmã Florentina, abadessa, foi responsável por mais de quarenta conventos.
Na altura em que Isidoro e os seus irmãos viveram toda a Europa sofria com lutas intensas quer a nível político quer religioso. Ao aproximar-se o fim do Império Romano uma série de povos bárbaros, com os seus deuses respectivos, invadiram o seu território e dividiram-no em reinos com fronteiras muito instáveis. Isidoro e companhia foram fundamentais para converter ao catolicismo os Visigodos que então dominavam a Península Ibérica e para a sua pacificação.
Durante o seu episcopado, Isidoro preocupou-se muito com a formação e educação do clero da sua diocese e com o constante enriquecimento da sua formidável biblioteca. Com a ajuda de muitos dos maiores copistas do seu tempo (o "copy-paste" daquela altura) reuniu um conjunto enorme de informação e conhecimento.
Isidoro morreu em Sevilha a 4 de Abril de 636. Foi canonizado em 1598 e declarado Doutor da Igreja em 1722 pelo papa Inocêncio XIII..
Por causa da sua preocupação e da estrutura da sua obra principal "Etimologias", que lembra a de certas bases de dados actuais e prefigura invenções futuras como a ordenação alfabética e a noção de índice, Isidoro de Sevilha foi proposto, em 2001, como o santo patrono dos informáticos, dos utilizadores da informática e da Internet.
Digam lá que não merece ser o primeiro?

Psssssssssssssst !!!



Não te esqueças que o último dia do prazo para nos enviares a resposta para 7.7mateus@gmail.com é quinta-feira, dia 18, e que a nossa próxima reunião é às 17 horas do próximo Sábado, dia 20.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O Evangelho do próximo Domingo


Depois, disse-lhes uma parábola sobre a obrigação de orar sempre, sem desfalecer: «Em certa cidade, havia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Naquela cidade vivia também uma viúva que ia ter com ele e lhe dizia: 'Faz-me justiça contra o meu adversário.'
Durante muito tempo, o juiz recusou-se a atendê-la; mas, um dia, disse consigo: 'Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens, contudo, já que esta viúva me incomoda, vou fazer-lhe justiça, para que me deixe de vez e não volte a importunar-me.'»
E o Senhor continuou: «Reparai no que diz este juiz iníquo. E Deus não fará justiça aos seus eleitos, que a Ele clamam dia e noite, e há-de fazê-los esperar? Eu vos digo que lhes vai fazer justiça prontamente. Mas, quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?»

Evangelho segundo S. Lucas (18,1-8)

domingo, 14 de outubro de 2007

Boas notícias

Já recebemos as primeiras respostas. Sabem quantas?


Se ainda não mandaste não te esqueças do nosso e-mail: 7.7mateus@gmail.com


Lá nos encontraremos no próximo Sábado, à mesma hora.

Um abraço da Elisa e do João

;o)

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

O Evangelho do próximo Domingo














Quando caminhava para Jerusalém, Jesus passou através da Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, dez homens leprosos vieram ao seu encontro; mantendo-se à distância, gritaram, dizendo: «Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!» Ao vê-los, disse-lhes: «Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.» Ora, enquanto iam a caminho, ficaram purificados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em voz alta; caiu aos pés de Jesus com a face em terra e agradeceu-lhe. Era um samaritano. Tomando a palavra, Jesus disse: «Não foram dez os que ficaram purificados? Onde estão os outros nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?» E disse-lhe: «Levanta-te e vai. A tua fé te salvou.»

Evangelho segundo S. Lucas (17,11-19)

Mateus 7:7

Pedi e ser-vos-á dado. Buscai e achareis. Batei e abrir-se-vos-á.